Home
Mapa do Site

PROMOCIONAL

Há 87 anos produzindo o melhor guarda-chuva

(21) 3763-1783 | pumar@mariapumar.com.br

Empresa

UMA EMPRESA SÓLIDA, FAÇA SOL OU CHUVA

A PUMAR é a única indústria nacional a produzir guarda-chuvas, guarda-sóis, tendas, ombrelones, cadeiras de praia no Brasil com foco na qualidade total. Sólida há três gerações no mercado, possui uma fábrica estruturada que abriga uma grande estrutura interna destinada à criação e elaboração, com ampla capacidade de produção nas áreas metalúrgica têxtil e serigrafia, possibilitando a lógica “ VOCÊ CRIA, A PUMAR FAZ” – produtos personalizados de acordo com as especificações do cliente.

Criada em 1927 por Serafim Pumar que começou seu negócio vendendo guarda-chuvas numa barraquinha pelas ruas do Rio de Janeiro, a fábrica ocupa um terreno de 8 mil e 500 metros quadrados de área construída em Mesquita e viveu seus tempos áureos na década de 80, chegando a dar empregos diretos e indiretos a 900 funcionários, com a produção de 360 mil armações por mês. O Brasil, até aquela época, não tinha visto crescer nenhuma grande empresa desse segmento, muito menos no Rio de Janeiro.

Até fins da década de 30, todas as armações eram importadas da Alemanha e o tecido, costurado artesanalmente. O desenvolvimento de ferro no Brasil tornava possível a fabricação das armações para o negócio. O destaque para essa fabricação foi tanta, que até a mudança definitiva para Mesquita, em 1944, a PUMAR passou a se dedicar integralmente à produção de armações, abandonando por longos anos o guarda-chuva completo, já que o comércio passou a ser feito em grande escala para atacadistas que viabilizaram sua produção industrial. Naquela época, fabricar o produto completo significava entrar em concorrência com a própria clientela. Para o negócio das armações, a PUMAR importou máquinas da Suécia e desenvolveu  aqui cópias dos modelos estrangeiros.

Somente nos anos 80 houve uma pequena brecha e a PUMAR começou a comercializar de 80 a 100 mil guarda-chuvas por mês e os 40 empregados que fabricavam 12 mil armações mensais em 1941, passaram para 480, gerando as  30 mil dúzias que fizeram a fama e a fortuna da empresa. Com a invasão do mercado pelos chineses de Formosa nos anos 90 e a consequente queda brusca na produção, a PUMAR teve que se reinventar para ganhar novo fôlego.

O desenvolvimento sustentável tornou-se uma prioridade e a PUMAR passou a fabricar produtos com selo verde, antecipando-se a uma tendência do mercado mundial.  Seu produto de maior expressão no Rio de Janeiro até o momento são as barracas ecológicas feitas com banners usados em eventos e publicidade. A partir dos resíduos sólidos de um lixo danoso ao meio-ambiente, a PUMAR transforma o visual monocromático das praias carioca, agregando o valor da sustentabilidade a um símbolo da cultura carioca e ainda oferecer proteção anti-UV numa peça anteriormente relegada ao segundo plano.

Inventando moda

Mas isso não é tudo. Há cinco anos, Lucia Pumar lançou-se à frente do comando da maior indústria que foi de seu avô e conseguiu dar novo gás a esse comércio que só faz crescer. Com a reestruturação da fábrica, reforma nas instalações, investimento em maquinário e contratação de pessoal, a PUMAR entrou numa nova e próspera fase, adquirindo centenas de clientes no mundo  da moda e tendo como desafio principal transformar o conceito de guarda-chuva em acessório fashion. Hoje ela possui uma gestão de design que cria sua própria coleção e vende um estilo para proteção contra a chuva e sol. 

Em maio de 2011 abriu sua própria marca de varejo online, a MARIA PUMAR, lançando linhas de coordenados para chuva que garantem um look único à qualquer produção através de guarda-chuvas, bolsas, sapatilhas, capas de chuva e chapéus que interagem entre si e com o todo. E nos dias de sol, a inovação fica por conta do guarda-sol, travesseirinho de cabeça, cadeira de praia, bolsa impermeável e chinelinho, que se complementam para fazer toda a diferença na praia, habitat natural do carioca.

Com essa nova gestão focada e inovação e sustentabilidade já recebeu vários prêmios e conquistou dois editais de inovação em apenas dois anos.

VENHA INSCREVER SUA EMPRESA NA LISTA DOS NOSSOS CLIENTES.

Retornar